3º bimestre

BIOGRAFIA

Aula 1: Extraindo informações de um texto biográfico


Caro aluno,

Nesta atividade, iremos extrair informações de um texto biográfico. A palavra biografia (“biography” em inglês) é composta e vem do grego “bios”(vida) e “graphein”(escrever).

Textos biográficos em inglês seguem os mesmos padrões de textos biográficos em português. Numa biografia, faz-se a narrativa da vida de uma pessoa. Geralmente biografias começam com o nascimento e são seguidos por outros fatos, normalmente em ordem cronológica (ordem dos acontecimentos). Biografias são escritas em terceira pessoa e no tempo passado embora alguns verbos no presente também possam aparecer.

A seguir, você lerá um texto biográfico de uma personalidade. Você também deverá extrair informações a respeito desta pessoa que serão feitas em forma de perguntas com o uso dos pronomes interrogativos “WHAT” (O que, qual, quais), “HOW OLD” (Com que idade, Com quantos anos), e “HOW” (Como) . 

Você verá também perguntas no presente com o verbo auxiliar “DOES” e no passado com o verbo auxiliar “DID”. Vale lembrar, que em português, os verbos auxiliares “DO, DOES e DID” não tem tradução. Eles apenas ajudam na formação de frases interrogativas no presente e no passado. 

Ex.        Do you like Justin Bieber? (Você gosta do Justin Bieber?)
Does Justin Bieber play any musical instruments? (Justin Bieber toca algum instrumento musical?)
Did he act in a film? (Ele atuou em algum filme?)

Obs. O verbo auxiliar “DID” será usado para todas as pessoas.

Fica aqui a dica para você compreender melhor o texto biográfico a seguir. Há no texto palavras “cognatas” (parecidas com português e com o mesmo significado) tais como; instruments (instrumentos), talent (talento), competition ( competição), etc. Use isto para compreender melhor o texto. Não se assuste com palavras que você não consegue compreender. Provavelmente, você já deve conhecer algo sobre a vida desta personalidade. O conhecimento prévio sobre o assunto também lhe ajudará a compreender melhor o texto.

Agora mãos a obra.....LET’S WORK!!!!

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.



Aula 2: Verbos irregulares no passado


Biografia é a narrativa da vida de uma pessoa. Geralmente, biografias são feitas para contar sobre a vida de personalidades que já morreram. Neste tipo de texto, faz-se o uso de verbos no passado.

Em inglês, há duas classificações para os verbos no passado. Há os verbos considerados regulares e Irregulares.

Verbos Regulares são aqueles cujo passado se faz acrescentando “ED” ao final do verbo.

Ex: Paul workED hard yesterday. (Paul trabalhou muito ontem).

Verbos regulares no passado foram apresentados quando estudamos o gênero textual “Currículo Vitae/Resume”.

O foco desta aula será o passado de Verbos Irregulares. Verbos irregulares no passado possuem forma própria, não seguem uma regra específica.

Ex; I am at home now but yesterday at this time, I was at my friend’s house.

O passado de “am e is” é “was”. Usa-se estes verbos com os pronomes “I,He,She, It”

You are at school now. On Sunday you were at home.

O passado de “are” é “were”. Usa-se com os pronomes “You, We, They”.

Os pronomes são usados para substituir nomes.

Ex:     Justin Bieber is a singer. = He is a singer.

Susan is my friend.= She is my friend.

Susan and Tom are at work. = They are at work.

Susan and I are friends. = We are friends.

Veja outros verbos irregulares no passado.

go-went (ir), eat-ate (comer), drink-drank (beber), fall-fell (cair), catch-caught (caçar, pegar), drive-drove (dirigir), fly-flew (voar), give-gave (dar), come-came (vir), buy-bought (comprar), sell-sold (vender), have-had (ter), say-said (contar), find-found (achar, encontrar), meet-met (conhecer), make-made (fazer), see-saw (ver), tell-told (dizer), speak-spoke (falar), write-wrote (escrever), think-thought (pensar), take-took (pegar), sleep-slept (dormir), put-put (colocar), swim-swam (nadar), run-ran (correr), hear-heard (ouvir, escutar) etc.

Para se formar uma frase interrogativa e negativa no passado, usa-se o verbo auxiliar “DID?” ou “DIDN”T. No caso de frase interrogativa e negativa no passado com verbos irregulares, ao usarmos o “Did” ou “didn’t”, o verbo voltará para o infinitivo.

Ex:   Carol ate a lot at the party yesterday.

DID Carol EAT a lot at the party yesterday?

No, Carol DIDN’T EAT a lot at the party yesterday.

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.



Aula 3: Cronologia no texto biográfico


É comum encontrarmos datas ao longo de textos biográficos. As datas presentes neste tipo de texto indicam a ordem em que aconteceram os fatos na vida de uma pessoa. Chamamos isso de “ordem cronológica” ou seja, o passo a passo dos acontecimentos vividos por alguém e geralmente vai do nascimento à morte.

Em inglês, usa-se a estrutura linguística “past of to be + born” para expressar o nascimento de alguém. 

Ex.: Carol was born on October 21st, 2010. 
( usa-se a preposição “on” quando a data for completa, dia, mês e ano).

The boys were born in July. 
(usa-se a preposição “in” quando colocamos apenas o mês).

Usamos os pronomes interrogativos “WHEN?” ou “WHERE?” em perguntas para saber quando e onde uma pessoa nasceu. 

Ex.:       When were you born? (Quando você nasceu?)

I was born in October. (Eu nasci em outubro)


Where were you born? (Onde você nasceu?)

I was born in Brazil. (Eu nasci no Brasil)

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.

2 comentários:

  1. To adorando os exercícios professora :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Kamily! Enjoy them. Qualquer dúvida é só me procurar.Kisses. Peace and wellness.

      Excluir